Muitas vezes, olhamos somente para o homem físico(que deve ser olhado). Porém, além do nosso homem físico, existe o nosso homem espiritual. Somos nosso corpo e nosso espírito neste mundo. Por que negligenciamos o nosso homem espiritual? Muitas vezes nos exercitamos fisicamente e até intelectualmente, mas esquecemos de exercitar a nossa alma. Fazemos musculação na academia, caminhada, natação, body jump, etc. (o que é muito bom), mas nos esquecemos de fazer a malhação da alma. Exercitar o corpo é importante, mas muito importante também é trabalhar e aperfeiçoar o espírito.
Não priorizamos nosso horário de oração, ou, às vezes, nem o temos! Só rezamos quando "dá certo". Mas Jesus falou que nem só de pão vive o homem.(cf. Mt 4,4) Precisamos do contato e da amizade de Deus para que sejamos mais vivos por dentro. Há muitos de nós que estão mortos interiormente, petrificados na alma... É preciso encarar o espírito, a alma, como uma parte tão ou mais que nosso corpo corpo e malhar a alma.
Nossa Senhora soube conciliar perfeitamente a vida material/temporal com a espiritual. Ela preparava os alimentos, limpava a casa, enfim, fazia suas obrigações temporais e também orava e meditava. Este é o ideal: o equilíbrio entre nossa vida física e a espiritual. Todo excesso não é bom. Uma pessoa que não reza está em déficit espiritual, pois a oração é necessária à alma humana. Uma pessoa que só reza e não cumpre seus deveres temporais está em déficit temporal. E há pessoas que estão em déficit espiritual e temporal, porque não tem uma vida de oração nem cumprem seus deveres materiais(uma grande parte de nós, hein?). Somos convidados a ter uma vida de oração, cumprir os deveres temporais e fazer da nossa vida uma oração: deixar que Deus esteja presente até nos seus momentos de vida temporal. Que Deus esteja presente até nos seus momentos de vida temporal. Que Deus esteja no seu trabalho, no seu lazer, nos seus estudos, no seu colégio, na sua faculdade, no seu esporte, enfim, em tudo. Que a Vida de Deus viva na sua vida. Que seu falar reflita o falar de Deus, que o seu toque seja o toque de Deus, que seu olhar seja o olhar de Deus. Mas, para que Ele possa ocupar o centro do teu coração e estar presente em tudo que você fizer, é necessário você alimentar essa união. E você a alimenta com uma vida de oração, tendo o seu momento pra Deus. Seja 30 minutos, seja 1 ou 2 horas por dia. Você pode aliar a oração recitada, como o terço, com a oração espontânea. Por exemplo: você pode rezar um terço mariano ou terço da misericórdia e, depois do terço, conversar com Jesus - seu Amigo - sobre sua vida, seus problemas, seus sonhos, alegrias, medos, desafios. Pode agradecer, louvá-Lo. O importante é que você priorize e valorize sua vida espiritual. Você se sentirá mais vivo, mais feliz, mais forta, porque estará unido a Deus. Alimente essa união! Há na Bíblia: "Aproxime-se de Deus, e Ele se aproximará de você"(cf. Tg 4,8). Ele já nos busca, mais intensamente do que somos capazes de compreender. Mas para que nossa união com o Senhor aconteça, Ele depende de nosso "sim" concreto, com atos, com disciplina, com perseverança, com determinação.
Dica de hoje: crie um horário para sua oração e siga esse horário, seja 30 minutos ou 1 hora. Ou até 15 minutos, o que importa é que você tenha disciplina no seu horário pra Deus. Você pode começar com minutos e, à medida que for se sentindo mais maduro na fé, aumentar esse tempo. Se não for possível DE JEITO NENHUM, MAS DE JEITO NENHUM MESMO ESTABELECER UM HORÁRIO FIXO, reze quando puder no seu dia, contanto que reze todo dia, afinal você também é uma alma.
Quantos dias você passa sem tomar banho? E quantos dias você passa sem rezar? Seu corpo é mais importante que sua alma? Quando morremos, quem vai para debaixo da terra ser decomposto por fungos e bactérias? E quem vai para a Eternidade, o corpo ou a alma? Quem é mais importante então, o eterno ou o passageiro?
Se você não passa um dia sem tomar banho porque não quer ficar sujo nem fedorento, dê banho também na sua alma, todos os dias, porque assim como o corpo, a alma também precisa de cuidados, pois senão pode ficar suja, fedorenta e até morrer!
Emmanuel