quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Novos ramos

A foto acima é de uma planta trepadeira que tenho na grade da minha janela. Observe em cima os raminhos verdes e em baixo os ramos secos. A história dessa planta é muito bonita. Sempre quis ter uma planta trepadeira, pois acho incrível como ela se enrosca e se espalha por tudo. Certo dia, eu estava caminhando numa praça que vendia plantas, e levei comigo um pequeno ramo de uma trepadeira para plantar em casa, na tentativa de fazê-lo vingar. As chances para mim eram pequenas, pois era um pequeno ramo, porém eu tinha muita esperança. Ao chegar em casa, plantei-o em um jarro e coloquei na jardineira da minha janela. Diariamente, eu regava e olhava como a planta estava. Para minha surpresa, após um tempo, ela começou a crescer e eu fiquei muito, muito feliz por isso. A planta começou a se ramificar, verde, linda, e se enroscava na minha grade. Depois de alguns meses, ela estava grande e linda, ocupando um bom espaço na minha grade. Cada novo ramo era uma alegria para o meu coração. Então, depois de muito tempo, as folhas da planta começaram a secar, juntamente com os ramos, fiquei desapontado. Mas, a planta não tinha morrido. Ela continuava viva, apesar de muitos galhos seus estarem secos. Então, de vez em quando, um novo ramo surgia, verde e radiante. Quando isso acontecia, era uma grande alegria no meu coração, eu via o dom da vida de Deus sendo renovado ali na minha frente, naquela planta. Faz alguns anos que tenho esta planta. E hoje em dia, ela não tem o mesmo esplendor do passado, mas continua viva e continua sendo uma alegria e um orgulho pra mim. Recentemente, percebi que novos ramos surgiram nela (esses da foto). Fiquei super feliz e senti o Amor e o Sorriso de Deus por mim através desse fato. =D . Pude extrair muitas lições disso. Quero compartilhar aqui.
Assim como a minha planta, nós muitas vezes parecemos estar mortos, quando as coisas dão errado, quando os sonhos se frustram, quando a vida é decepção, angústia, tristeza, solidão e dor. Mas estamos cheios de vida em nosso coração. Nosso coração é um Santuário onde Deus, a Vida em Pessoa, mora. Então, quando menos esperamos, Deus faz nascer um NOVO RAMO na nossa vida, e isso é fonte de grande alegria para nós! Deus tira os ramos de onde não esperamos, quando não esperamos, da forma como Ele quer e de uma forma linda! Deus está preparando ramos para brotar em nossa vida. É necessário apenas ter paciência e esperança. Já pensou se eu tivesse me desesperançado com a minha planta e jogado ela fora? Nunca nasceriam novos ramos! Assim, quando alguém se desespera e tira a própria vida, os ramos que nasceriam, não podem mais nascer! Por isso é que a esperança é tão importante. Deus tem Seu tempo para agir, e cabe a nós respeitar esse tempo. Tudo em Deus é sábio e perfeito, e se Ele faz assim, é porque é perfeito. Precisamos de uma esperança ardente para esperar o tempo de Deus, para esperar em Deus, para esperar por Deus. E esperar com alegria, sabendo que Ele está conosco até no tempo de espera, e que essa espera é uma graça DELE. É um tempo que nós devemos mostrar a Ele a nossa fidelidade e amor por Ele. Quem espera em Deus não se frustra, mas vê a vitória, vê os novos ramos brotarem!
Eu não tenho dúvida de que o fato de essa planta ter vingado na minha jardineira foi um presente de Deus. Algo que parecia improvável de acontecer, aconteceu. Assim, nas nossas vidas, muitas vezes estamos descrentes de que as coisas vão dar certo, porque tudo indica que não vão dar certo. Mas, com Deus, as coisas dão certo, sim! Porque Ele é Deus, porque Ele é o Senhor. O Senhor de tudo, o Senhor da vida... O Deus Todo Poderoso. Com ele, a mulher estéril engravida, os mortos ressuscitam, os doentes são curados, as feridas são saradas, a morte é vencida e a vitória é certa.
O Senhor quer sim fazer brotar muitos novos ramos na nossa vida. Vamos ter esperança, paciência e fé NELE de que os novos ramos já estão sendo preparados e brotarão no devido tempo. Quantos ramos já nasceram na tua vida? Olha bem, irmão, e os encontrarás! Pode ser que existam ramos nascendo no tempo presente da tua vida. Às vezes só precisamos enxergá-los. O Senhor que renovar nosso coração, pois Deus é abundância infinita, Vida infinita... Ele nunca se cansa de renovar... Deus é um Eterno Novo, sendo sempre o Mesmo e nunca mudando. Ele quer ramificar a planta do teu coração. Pede a Ele novos ramos. Reze e tenha muita esperança, sabendo que Deus está sempre agindo em teu favor e te olhando com muito amor e que no tempo certo os ramos brotarão. Deus te abençoe.
Emmanuel